Notícias

Suplementação de L-lisina pode reduzir surtos de herpes labial, aponta pesquisa do UNIPAC Barbacena

Suplementação de L-lisina pode reduzir surtos de herpes labial, aponta pesquisa do UNIPAC Barbacena

Gabriela Duque Tavares e Marcela Barbosa Moreira, odontologas recém-formadas pelo UNIPAC Barbacena divulgaram um estudo que analisou o uso da L-lisina na prevenção e no controle do herpes labial.

A pesquisa avaliou 20 artigos científicos sobre o tema e destaca que o herpes simples é transmitido pelo contato direto com fluidos corporais, sendo o HSV-1 responsável pela infecção das mucosas orofaciais, causando o herpes labial, enquanto o HSV-2 afeta a região genital. O tratamento mais comum envolve antivirais como o aciclovir, utilizados para reduzir a duração e intensidade dos surtos.

De acordo com o estudo apresentado pelas profissionais, a suplementação de L-lisina pode auxiliar na redução das lesões em pacientes com surtos recorrentes, com resultados indicando que o aminoácido é eficaz como agente preventivo diário, diminuindo a recorrência do vírus, e também como terapia para reduzir a gravidade e acelerar a cicatrização durante as reativações.

Marcela e Gabriela destacam, também, que a segurança do uso prolongado e de doses elevadas ainda é incerta. Doses acima de 3.000 mg por dia não são recomendadas devido ao risco de danos renais, e pacientes com condições de saúde específicas devem ser monitorados ao utilizar suplementos, ressaltando que ainda são necessários novos estudos clínicos para definir recomendações oficiais, dosagens adequadas e contraindicações do uso da substância no tratamento do herpes labial.

O trabalho contou ainda com as orientações de Antônio José Araújo Pereira Júnior, Débora Cláudia Silva e Sérgio Augusto Curi Abalem, todos professores da Faculdade de Odontologia do UNIPAC.

Compartilhe