Há 33 anos a Rádio Educativa Princesa dos Campos foi outorgada pelo Congresso Nacional, cujo decreto foi publicado no dia 10 de junho de 1991. Com a proposta de levar informação de qualidade, educação e cultura à população, os trabalhos da instituição começaram em caráter experimental em 1995, operando na frequência de 104.5 Mhz.
A outorga da rádio foi uma luta do então Deputado Bonifácio Andrada, que buscou pela concessão junto a seus pares no Congresso Nacional.
A primeira transmissão na grade de programação da Rádio Princesa dos Campos aconteceu no dia 21 de agosto de 1995, através da locução de Theles Machado assessorado na área técnica por Carlos Silva “Neném”. O primeiro slogan da rádio foi “104 FM, menos papo e muito mais música”.
Dirceu Guimarães, um dos primeiros locutores da 104 FM contou que começou a fazer gravações para a nova rádio em 1994. “Meu primeiro programa na rádio foi em um domingo, pela manhã. Depois comecei a fazer programa de segunda a sexta e não parei mais. Já são mais de 30 anos e o amor pelo rádio só aumenta”, conta.
Outra figura que teve papel importante no início da 104 FM foi Cleber Francisco da Silva. Ele trabalhou como operador de áudio de 1995 a 1996 e como locutor até 2003. “No começo era tudo muito simples, a gente tinha uma mesa de som, um telefone para conversar com os ouvintes, um microfone e um computador. Lembro também que o transmissor ficava no próprio prédio da emissora, em uma sala ao lado da entrada principal”, relata.
Ainda segundo Cleber, a equipe de profissionais que trabalhavam na rádio era considerada uma das melhores da região. “Tive o prazer de trabalhar com Cristóvam Abranches, Rogério Barbosa, Pedro Gurgel e Graziela Braga. Alguns anos depois, nós inauguramos o estúdio de gravação com um novo transmissor de 10000 watts de potência. Foi aí que começou uma nova programação, que consagrou a virada de audiência na cidade.”
Já em 1996, Vandeir Antunes ingressava na 104,5 FM. Segundo ele, desde o começo e até hoje, o perfil da rádio é valorizar a programação local e da região, não só no quesito artístico, mas também jornalístico. “É muito interessante lembrar do início e pensar onde a rádio chegou hoje. Tive o prazer de estar nas primeiras turmas da rádio, foi uma experiência muito inovadora, sou muito grato.”
Rogério Barbosa atuou como diretor artístico da 104.5 de 1997 a 2001. Segundo ele, o convite para atuar na rádio veio do ex-Prefeito Toninho Andrada. “Nessa época, nós montamos um estúdio de gravação de altíssima qualidade, com equipamentos de primeira, que seriam utilizados no estúdio principal. A programação trouxe novidades para a cidade, com muitas figuras importantes”, disse.
Já a primeira divisão de jornalismo da rádio aconteceu em 1998, implementada por Cristóvam Abranches. Já no entretenimento, um dos primeiros programas de humor foi o “Insanidade”, também em 1998, que foi um enorme sucesso de audiência.
Também fez parte desta história, Beto Santos, ele atuou na direção da emissora e por aqui segue até hoje, mas agora na parte esportiva. “O rádio mudou muito, para melhor, nos últimos anos. Hoje o rádio tem mais informação, com forte participação do jornalismo e do esporte. Tive o prazer de estar presente desde o início da rádio”, conta.
Alguns anos depois, a frequência 104,5 foi substituída pela 93,3 FM. Em 2002, a rádio passou por uma transição e ganhou o nome artístico de Show FM. A Show FM fidelizou sua audiência através de uma programação eclética, em que a informação, cultura, esporte e entretenimento foram presença garantida, completando assim, o sucesso da rádio.
Nessa época, o jornalismo era a força motora da Show FM. O repórter Luiz Lúcio foi escalado para comandar o programa Sinal de Alerta, que trazia as principais notícias de Barbacena e região. Foi nesta época que ganhou força a frase ‘A cidade mais solidária do mundo’. Incontáveis foram as campanhas em prol de pessoas necessitadas, chegando a marcas surpreendentes.
Luiz Lúcio conta que a força do programa era tão grande que a equipe da rádio conseguiu, através da Epcar, um avião todo equipado e com uma tripulação multidisciplinar para levar uma ouvinte com problemas cardíacos até Curitiba, totalmente de graça. “Milhares de entrevistas foram ao ar. O objetivo era sempre informar o ouvinte da melhor maneira possível”, conta.
Desde setembro de 2021, uma nova diretoria assumiu a emissora e sob presidência do Dr. Fabio Andrada, ganhou nova roupagem, ampliou sua programação, investiu em equipamentos e equipe e é notoriamente a emissora que mais cresce na cidade. “A 93FM, antiga 104, é filha da Rádio Correio da Serra, que foi fundada em 1958, pelo saudoso Zezinho Bonifácio e pelo Bonifácio Andrada. Muitas pessoas passaram pela rádio e fizeram ela ser o que é hoje”, disse.
Aliada às novas tecnologias, buscando a melhoria contínua, presente na internet e na vida das pessoas. Essa é a missão da 93FM : levar à população de Barbacena e região a melhor programação com um misto de música, notícias, entretenimento, interatividade e promover a educação através de seus programas e conteúdos. Parabéns 93 FM, um show de rádio!