Notícias

Projeto de Cinoterapia é ampliado em Barbacena

Projeto de Cinoterapia é ampliado em Barbacena

O projeto de Cinoterapia, desenvolvido pelo Grupamento Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barbacena, está ganhando novos espaços na Rede Municipal de Ensino. Após os resultados positivos obtidos nas primeiras ações, realizadas na Escola Municipal Higino José Ferreira, em Correia de Almeida,  a iniciativa vem sendo ampliada e chegou à Escola Municipal Coronel José Máximo.

A Cinoterapia, também conhecida como terapia assistida por cães, é uma prática terapêutica que utiliza o convívio com cães especialmente treinados para promover benefícios emocionais, sociais, cognitivos e físicos, principalmente entre crianças com necessidades especiais. Em ambiente escolar, a presença dos cães proporciona momentos de acolhimento, reduz os níveis de estresse e ansiedade e estimula o desenvolvimento da empatia, da concentração e da autoestima dos estudantes.

A iniciativa é fruto da atuação integrada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Guarda Civil Municipal, que por meio do Grupamento Canil, treina cães e conduz sessões com acompanhamento pedagógico e terapêutico.

A proposta é que outras escolas da rede também possam receber o projeto ao longo do ano, promovendo uma educação cada vez mais inclusiva, humanizada e voltada para o bem-estar integral dos alunos.

Compartilhe