Uma pesquisa realizada pelo Fecomércio Minas mostrou que 60% dos varejistas mineiros serão impactados pelo Dia dos Pais, entre os comerciantes 55% tem a expectativa que as vendas melhorem neste ano em relação ao ano passado. Segundo os empresários do ramo, roupas, bebidas, carnes, kits e cestas se destacam como itens que devem ser mais vendidos para a data.
“O Dia dos Pais é a terceira melhor data para o comércio, então é uma expectativa muito grande e realmente o comércio espera um crescimento nessa data, visto que nós estamos tendo aí um momento de aquecimento na economia”, é o que conta o Presidente da Associação Comercial Industrial de Barbacena, Flávio Franco.
Franco destaca que, apesar do alto grau de endividamento das famílias, elas ainda priorizam o Dia dos Pais por seu valor sentimental. “As pessoas vão presentear de qualquer maneira, seja com um ticket médio menor, mas acabam presenteando”, observou. Em Barbacena, o ticket médio de compras varia entre R$ 70 e R$ 120, valor considerado positivo e que contribui para o aumento das vendas.
Além dos produtos tradicionais, kits de churrasco e itens de cozinha, que têm ganhado espaço. “A questão dos cosméticos também se destaca. Os pais estão mais vaidosos, utilizando cremes e loções de barbear, o que abre um novo segmento para presentes no Dia dos Pais”, explicou Franco.
Para atrair consumidores, muitas lojas têm promovido ofertas e facilitado as condições de pagamento. ‘A qualidade do atendimento é fundamental para o sucesso nos resultados. Nosso concorrente hoje não está na esquina, mas do outro lado do mundo, com rapidez na entrega e facilidade na compra. Por isso, além do físico, as empresas devem estar no digital, aproveitando oportunidades no contato presencial para se diferenciar’, enfatizou o presidente.
Franco reforçou a importância do apoio dos consumidores para o comércio local. “Barbacena é uma cidade polo e representativa na economia da região. Temos lojas capacitadas, atendimento diferenciado e condições de pagamento facilitadas. Prestigiar o comércio local gera renda e emprego, revertendo em benefícios para a população.”, concluiu.
Imagem: Vertentes das Gerais