Notícias

Ponto gastronômico de Barbacena é premiado e se destaca entre os melhores de Minas

Ponto gastronômico de Barbacena é premiado e se destaca entre os melhores de Minas

Um dos mais tradicionais pontos gastronômicos de Barbacena foi um dos destaques da edição 2025 do Prêmio Cumbucca, que no último dia 18 reuniu um grande público, entre autoridades, imprensa e destaques do segmento, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Em sua terceira edição, a iniciativa, voltada para o desenvolvimento dos territórios mineiros e para o fortalecimento do turismo gastronômico, reconheceu os melhores do ano em 53 categorias.

De acordo com a organização, após meses de intensa pesquisa da curadoria do Prêmio envolvendo Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais, e com a participação de um júri composto por 30 especialistas, os finalistas e vencedores foram anunciados em uma cerimônia marcada por muitos aplausos e emoção.

Entre as principais categorias do prêmio, foram reconhecidos como o Cumbucca de Ouro, o Chef Eduardo Avelar, um dos pioneiros na construção da identidade da culinária do estado. Levaram os prêmios de melhores Chefs: Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis e Ana Gabriela Costa, do Restaurante Trintaeum, BROA Café e Coreto Bar. O Chef Revelação de 2026 foi JP Oliveira, da Casa Calixto.

Na categoria “Beira de Estrada”, o Restaurante Roselanche, de Barbacena, ficou com o segundo lugar, ficando atrás somente do Venda do Chico , da cidade de Três Corações. Localizado no KM 697na BR-040, o Roselanche possui 56 anos de história, e em 2017 teve seu pão de queijo eleito como  o melhor do Brasil.

O 3º Prêmio Cumbucca de Gastronomia é uma realização da Cumbucca Projetos e Cultura, com Patrocínio Master da CODEMGE e do Governo de Minas Gerais, Patrocínio Premium do Senac, integrado ao Sistema Fecomércio, e Patrocínio Ouro da Itambé.

Conta ainda com Apoio Institucional do Sebrae, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo de Minas Gerais, além do apoio de Manoel Bernardes, Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Abrasel, Panela Mineira, Café Três Corações, Total Propriedade Intelectual, O’Gin Don Luchesi, Consulte Cozinhas Eficientes e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR).

Imagem: Marcos Nogueira

Compartilhe