No próximo sábado (30), a partir das 8h30, a Estação Ponto de partida realizará o plantio de 5 mil mudas de árvores, com o objetivo de fundar uma Floresta Urbana em Barbacena, no entorno da instituição, que possui construções históricas, ruínas e entorno tombados pelo COMPHA. A ação propõe unir fragmentos de Mata Atlântica e recompor o ecossistema, além de criar um território propício para a fauna e a flora.
O projeto é coordenado pelo Grupo Ponto de Partida em parceria com a ARPA e o IEF, além da The Nature Conservancy Brasil. O Ministério Público, o FrigoUrias, o Corpo de Bombeiros a Guarda Municipal, o IF Sudeste e a Arcom, além de vários voluntários também fazem parte da rede a apoio ao projeto.
De acordo com o grupo, a Floresta Urbana de Barbacena, é patrimônio de toda cidade, o relato vivo do empenho de centenas de mãos na reconstrução e preservação do planeta, a partir do território onde nos é dado viver.
A organização da ação recomenda que os interessados em participar utilizem roupas claras e leves, chapéu, calçados protegidos e confortáveis, além de filtro solar, repelente e de dois litros de água para regar as sementes.