Os estudantes Marcílio de Oliveira Filho e Marina Azevedo Amaral, da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), publicaram recentemente um estudo na revista internacional Next Research (Elsevier). O trabalho aborda estratégias antitrombóticas em pacientes com síndromes coronarianas agudas, reunindo dados de mais de 52 mil pacientes e propondo novos caminhos para decisões clínicas personalizadas na área de cardiologia.
A pesquisa, uma network meta-análise, oferece informações sobre terapias antitrombóticas e seu impacto na sobrevida e na qualidade de vida de pacientes em todo o mundo. O estudo amplia o conhecimento sobre o tratamento de síndromes coronarianas agudas e fornece dados relevantes para a prática clínica.
Esta publicação é a segunda internacional de Marcílio em 2025. No início do ano, ele teve uma meta-análise sobre os efeitos da hipotermia intraoperatória em reconstruções mamárias publicada na revista Thermal Hypothermia and Temperature Management, indexada no PubMed (PMID: 39377127).
Além disso, Marcílio foi selecionado para apresentar dois trabalhos no Academic Surgical Congress (ASC), um dos maiores congressos de cirurgia do mundo. Durante o evento, ele e Marina tiveram a oportunidade de entrevistar a cirurgiã Dr.ª Leslye Dossett, da University of Michigan, e interagir com professores e diretores da Harvard Medical School.
A FAME parabeniza os estudantes e reafirma seu compromisso com o ensino, pesquisa e formação médica. As publicações destacam a contribuição da faculdade no campo acadêmico e científico.