No final do mês de junho, a cidade acompanhou o caso de três pessoas que se perderam em uma mata em Santa Rita do Ibitipoca e acabaram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros de Barbacena. Um dia depois, quatro pessoas se perderam em uma caverna no Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás.
Os dois casos levantam reflexões sobre o que é preciso saber antes de se aventurar por trilhas e matas. A primeira dica que o Corpo de Bombeiros dá é que os adeptos a este tipo de aventura estejam acompanhados e nunca realizem estes percursos sozinhos. “Caso aconteça alguma coisa, tenha algum problema, tenha alguém para poder te ajudar. Também é interessante deixar avisado sobre onde você está indo, sobre o tipo de trajeto que você vai fazer, deixar avisado para alguém que não vá, um familiar, algum conhecido”, informou o Cabo Cristiano, do Corpo de Bombeiros. O militar ainda relatou sobre casos em que os bombeiros foram acionados por pessoas que não foram aos passeios, mas que perceberam a demora na volta daqueles que tinham ido.
Outro ponto importante é conhecer o local ou estar acompanhado de alguém que conheça. Pesquisar sobre o local em sites especializados e conversar com pessoas que tenham experiência com o percurso também pode ajudar a evitar percalços no passeio. “É interessante que o turista ou aquele guia que vai passear nesse tipo local tenha conhecimento que não é um tipo de passeio qualquer. É um passeio que envolve trilhas de difícil acesso por muitas vezes, locais de subida, enfim, situações adversas que podem acontecer, diferente de uma caminhada comum.”, observou o Cabo Cristiano.
Um elemento importante, que inclusive foi crucial para o resgate do grupo na mata em Santa Rita, é o aparelho celular. Cristiano ressalta a importância do aparelho nestes casos. “Caso você se perca, você deve ter localizadores, celulares, com bateria em condições, algo que te permita entrar em contato caso seja necessário. As buscas mais complicadas sempre foram daquelas pessoas que não tinham um celular em mãos. Hoje em dia, a gente consegue fazer um uso muito otimizado da tecnologia que permite que o trabalho seja feito de uma maneira mais tranquila.”, finalizou o bombeiro.
Station Name