Notícias

Ministério da Saúde ressalta importância da vacinação contra a coqueluche

Ministério da Saúde ressalta importância da vacinação contra a coqueluche

O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre surtos de coqueluche em países da Ásia e da Europa neste ano. Além disso, também houve um alerta em agosto de 2023 devido a um surto da doença na Bolívia. Devido a isso, a recomendação é que se amplie a intensificação da vacina contra coqueluche.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda que afeta o aparelho respiratório e a imunização contra a doença está disponível na vacina Penta ou Hexavalente, vacina DTP e vacina DTPa. Ou seja, a vacina que os bebês recebem aos dois, quatro e seis meses, e dois reforços que devem ser tomados aos 15 meses e aos quatro anos de idade. Depois dos sete anos de idade, a vacina contra coqueluche é oferecida somente para gestantes ou puérperas, a partir de 20 semanas gestacionais, e trabalhadores da saúde.

Agora, em caráter excepcional o Programa Nacional de Imunizações (PNI) amplia a indicação da vacina em adultos para os seguintes grupos:

– Trabalhadores da Saúde que atuam com o atendimento em áreas que entrem em contato com bebês e crianças, como ginecologia e obstetrícia, parto, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pediatria, entre outros;
– Profissionais que atuam como doula, acompanhando a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto;
– Trabalhadores que atuam em berçários e creches, com atendimento de crianças até 04 anos de idade.

Para se imunizar é necessário apresentar documentos como CPF, cartão de vacina e comprovação de pertencer aos grupos contemplados na ampliação. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, das 07h às 17h, e na Central de Vacinas, das 07h30 às 16h.

Com informações da Prefeitura de Barbacena

 

Compartilhe