Escolas estaduais de Minas Gerais, desde 2019, têm investido na ampliação da oferta de Educação Profissional, com mais de 50 opções de cursos técnicos de nível médio, tanto para estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual quanto para aqueles que já concluíram o ensino médio e buscam qualificação profissional.
No segundo semestre, estão sendo disponibilizadas 8 mil vagas para estes cursos no Estado, algumas ainda em aberto. Na região da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena (SRE/Barbacena), há demanda da educação profissional (cursos técnicos) para o 2° semestre de 2024 nas seguintes unidades: E.E. Visconde de Arantes (Andrelândia) com curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde; E.E. Cônego Luiz Giarola Carlos (Barroso) com curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde; E.E. Deputado Patrus de Sousa (Carandaí) com curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde; E.E. Santo Antônio (Ibertioga ), com curso Técnico em informática para Internet; e > E.E. Urquiza Diniz Chagas (Senhora dos Remédios) com curso Técnico de Administração.
O processo de seleção ocorre diretamente nas escolas, seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Em casos de maior procura que o número de vagas disponíveis, é realizado um sorteio público para o preenchimento. Os cursos são oferecidos exclusivamente de forma presencial nas escolas estaduais, predominantemente no período noturno, com carga horária variando entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio.
Para consultar as escolas que oferecem educação profissional, é possível acessar o site da SEE, acessar a aba Serviços, Educação Profissional e escolher a opção “Cursos Técnicos concomitantes/subsequentes”. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br ou diretamente com a SRE / Barbacena pelo telefone (32) 3052-2062.
Imagem: Business