Notícias

Médico barbacenense, Rodrigo Almeida, lança livro sobre Inteligência Emocional para profissionais da saúde

Médico barbacenense, Rodrigo Almeida, lança livro sobre Inteligência Emocional para profissionais da saúde

O médico ortopedista e professor Rodrigo Santos Almeida lançou seu livro “Blindando a Inteligência Emocional” em um evento na Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) e reuniu cerca de 400 pessoas, entre amigos, familiares e profissionais da saúde. O livro, inicialmente concebido como um guia de conselhos para seus filhos na medicina, aborda a importância das emoções na prática médica e na vida pessoal.

Segundo Almeida, o impulso para escrever surgiu da complexidade da profissão médica. “A arte hipocrática não é fácil, e isso me levou a escrever o livro”. Com mais de 25 anos de experiência como ortopedista e agora autor, Almeida revela que cada capítulo do livro foi cuidadosamente elaborado, abordando temas que considera cruciais. Um dos destaques é o capítulo sobre “o ciclo de crepes”, uma metáfora para o uso da energia emocional.

“E a inteligência emocional é o que nos permite gastar a energia da melhor maneira. A gente gasta energia com rancor no coração, com tristeza e devíamos querer gastar nossa energia com coisas boas, com as virtudes que a gente tem. Todos nós somos cheios de virtudes”, relatou. Ao falar sobre a motivação por trás do título, ele enfatiza a importância de celebrar emoções positivas. “Nós somos humanos e acho que somos todos pessoas do bem. Aqui todo mundo quer bem, aqui não é uma competição. Vamos viver com amor”, ressaltou.

Seu filho Pedro Laguardia Almeida, acadêmico de medicina, expressou gratidão e admiração pelo pai. “Meu pai é meu maior exemplo e procuro muito seguir os exemplos dele e todas as coisas boas que eu vejo que ele faz.” O livro, dedicado a Pedro, visa oferecer orientação emocional para enfrentar desafios da vida de maneira inteligente.

Dentre os leitores e admiradores de Almeida, destaca-se Sônia Mello, sua primeira professora, que se sente orgulhosa ao ver seu ex-aluno como escritor e médico. Ela destaca a influência emocional da mãe de Almeida, Heloísa, descrevendo-a como a âncora emocional da família, promotora de justiça e respeito mútuo.

Compartilhe