Notícias

Maio Amarelo: educação no trânsito pode salvar vidas

Maio Amarelo: educação no trânsito pode salvar vidas

Neste mês, acontece o Movimento Internacional de Conscientização para Redução de Acidentes no Trânsito, conhecido como Maio Amarelo. Em 2024, o tema dessa campanha é “A paz no trânsito começa por você”. O delegado de trânsito da Comarca de Barbacena, Fabrício Chartone, falou sobre a importância da campanha.

“Esse mês de maio amarelo é muito importante para poder incentivar e conscientizar as pessoas a respeito da questão da segurança no trânsito e preservação de vidas”, disse. O delegado conta que ocorrências diversas chegam até a Delegacia, mas que as principais são embriaguez ao volante e direção perigosa. “E essas ocorrências geram um procedimento criminal contra o condutor e pode gerar até uma prisão em flagrante, no caso da embriaguez ao volante”, explica.

Ele ressalta a importância da educação no trânsito. “É uma falta de educação por parte de muitos, que acaba se tornando várias infrações de trânsito, gerando acidentes com vítimas, entre outros casos. Alguns inclusive estão desrespeitando a faixa de pedestre. Nos pontos mais críticos, a gente está sugerindo até a criação de passarelas elevadas para faixa de pedestre, para inibir o motorista que desrespeita a faixa”, conta.

Além disso, o delegado também destacou algumas ações simples que podem contribuir para um trânsito melhor. “Respeitar a faixa de pedestres, não beber e dirigir, não utilizar o telefone enquanto dirige e respeitar os limites de velocidade. Com essas pequenas condutas você vai contribuir para um trânsito mais seguro”, afirma. Para os motociclistas, ele remendou cuidado redobrado: “Porque na motocicleta, o condutor está extremamente exposto. O que a gente vê às vezes é uma pressa excessiva, vamos ter consciência, se você está com pressa, saia mais cedo. Isso pode salvar vidas”, destaca.

Imagem: Mobilidade Estadão

Compartilhe