Notícias

Investigadora da Polícia Civil Cristiane Agostini fala sobre a Campanha Setembro Amarelo

Investigadora da Polícia Civil Cristiane Agostini fala sobre a Campanha Setembro Amarelo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem, em média, 14 mil suicídios por ano, ou seja, cerca de 38 pessoas tiram a própria vida por dia. A pesquisa apontou ainda que quase 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais. A Investigadora da Polícia Civil, Cristiane Agostini, falou à 93FM sobre a Campanha Setembro Amarelo.

Segundo Cristiane, em Barbacena, a campanha de valorização à vida acontece desde 2016 e, neste ano, o assunto tratado será o autocuidado, que, muitas vezes, é deixado de lado. “A gente se preocupa com tanta coisa e às vezes acaba esquecendo do nosso interior. É preciso identificar os sinais que o nosso corpo dá e buscar ajuda”, explica.

Cristiane explica que os sinais da depressão podem passar despercebidos. Ainda segundo ela, existem indícios mais evidentes, como o choro e a reclusão social, mas outros podem estar escondidos. “A pessoa que fala muito sobre morte pode estar pedindo socorro. Mudanças de comportamento e personalidade, mudanças no sono e alimentação também. Perdas financeiras, endividamento ou até mesmo luto também podem contribuir para esses casos.”

Neste mês, a Polícia Civil planeja uma série de ações para celebrar o Setembro Amarelo. “Nós estamos preparando alguns seminários e palestras na UEMG, também vamos contar com apresentações do Dr. Falador e também vai acontecer o concurso de redação, que já é tradicional na cidade”, conta.

A entrevista completa está disponível no Spotify e Youtube da 93FM.

 

Compartilhe