Notícias

Hospital Regional de Barbacena caminha para ser incluída na lista dos melhores hospitais do país

Hospital Regional de Barbacena caminha para ser incluída na lista dos melhores hospitais do país

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, em Barbacena, iniciou o processo de acreditação, que fortalece a segurança e a qualidade nas instituições de saúde, promovendo melhorias contínuas e padronizando o atendimento com base em normas reconhecidas no Brasil e no mundo.

Com a conquista da acreditação, a instituição entrará para um seleto grupo de hospitais certificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como o Instituto do Coração (InCor) em São Paulo.

Para que esse processo atenda às normas da ONA, foi feito um edital para seleção pública de uma entidade sem fins lucrativos especializada em gestão da qualidade. Trata-se de uma parceria – com prazos de início e fim definidos – para auxiliar na conquista e manutenção da certificação ONA nível 2, que significa acreditação plena.

A previsão é de que o termo de parceria com a entidade sem fins lucrativos seja assinado até o início de dezembro deste ano. A partir daí serão dedicados dois anos ao processo de acreditação e outros dois anos para a manutenção do selo. Serão investidos mais de R$ 10 milhões para a certificação plena.

Nos últimos anos, o HRBJA tem investido, de forma contínua, para aperfeiçoar a assistência aos usuários do SUS por meio da criação das linhas de cuidado em acidente vascular cerebral – com atendimentos que vão da identificação dos sintomas à reabilitação dos pacientes. Soma-se a isso, o atendimento ao paciente queimado e a implantação do método Lean nas Emergências, para aprimorar a assistência e reduzir o tempo de espera.

A unidade também se especializou no atendimento de alta complexidade em traumato-ortopedia. Paralelo a isso, ainda dobrou a capacidade do seu Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para atender aos casos de alta complexidade e, a partir de dezembro deste ano, realizará neurocirurgias de alta complexidade. Recentemente foram anunciados ainda a implantação de um Centro de AVC com 14 leitos e a construção de um novo prédio com 40 leitos cirúrgicos e clínicos.

Imagem: Daniel Melo

Compartilhe