Foi realizada no Hospital Ibiapaba, na tarde desta terça-feira (16), a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Barbacena. De acordo com informações, o procedimento durou cerca de 50 minutos, foi minimamente invasivo e feito por vídeo. A paciente aguardava na fila há pelo menos 5 anos.
A expectativa é que a mulher tenha alta nesta quarta-feira (17). Até maio de 2024, quando houve o anúncio da realização do procedimento pelo SUS, cerca de 60 pessoas esperavam na fila pela operação em Barbacena. Segundo as informações do Hospital Ibiapaba, antes de passar pelo procedimento, todo paciente passa por acompanhamento nutricional e psicológico e por uma médica endocrinologista.
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.
No ano de 2023, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, aproximadamente 0,2% dos brasileiros com obesidade grave (graus 2 e 3) conseguiram realizar a cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 7.511 assim cirurgias em todo o país.
Imagem: Bruno Simões Coelho