A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMa) flagrou, na última sexta-feira (17), no município de Santa Rita do Ibitipoca, o transporte irregular de material lenhoso da espécie exótica Eucalyptus sp., na forma de cavaco de madeira. A carga era transportada em dois conjuntos veiculares do tipo bitrem, compostos por caminhões e reboques, sem a devida comprovação de origem legal, em desacordo com a legislação ambiental.
Durante a fiscalização, os condutores informaram que pretendiam emitir a nota fiscal da carga em um lugar diferente de onde ocorreu a extração do material, o que também caracterizou crime contra a ordem tributária. No momento da abordagem, nenhum dos envolvidos apresentou documentação que comprovasse a procedência e a destinação da madeira, nem autorização do proprietário da área de origem do produto.
Diante do flagrante, os três homens de 61, 46 e 32 anos, foram presos, além disso, foram apreendidos dois tratores, três caminhões e as respectivas cargas de madeira. Além das prisões, foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R$ 2.026,46.