Notícias

Historiadora explica quem foi Tiradentes e a importância da Inconfidência Mineira

Historiadora explica quem foi Tiradentes e a importância da Inconfidência Mineira

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, entrou para a História como um herói nacional. O dia 21 de abril, data de sua morte, é feriado no Brasil como uma forma de celebrar o que Tiradentes representou. Mas você sabe quem foi essa figura histórica?

“Tiradentes foi um dos principais participantes da Inconfidência Mineira e foi transformado em herói nacional por ter sido o único que assumiu toda a sua responsabilidade no movimento e por ter sido condenado à morte por isso. Além disso, ele era o responsável por divulgar o movimento entre a população e esse caráter popular de Tiradentes fez dele uma personagem capaz de ser alçado à categoria de herói nacional, por sua luta pela liberdade e seu sacrifício em defesa dela”, explicou a historiadora Edna Resende.

A pesquisadora explica que a Inconfidência Mineira foi um movimento conspiratório que aconteceu em 1788 com o objetivo tornar Minas Gerais independente do Império Português. “Os participantes da Inconfidência conheciam os autores iluministas e admiravam os líderes da Independência dos Estados Unidos. Com essas inspirações, eles pretendiam instaurar uma República com sede em São João del-Rei e criar uma universidade em Vila Rica. Mas, para isso, eles precisavam mobilizar a população e, por ser um dentista prático, Tiradentes foi encarregado de mobilizar o povo para se rebelar contra a Coroa Portuguesa”, conta.

Porém, a rebelião mineira não chegou a acontecer, já que alguns de seus participantes denunciaram os revoltosos ao governador da Capitania de Minas Gerais em troca do perdão de suas dívidas. “O mais conhecido dos delatores foi o Tenente Coronel Joaquim Silvério dos Reis, que era dono da Fazenda da Caveira, em Barbacena. Aliás, Barbacena teve a participação de muitos inconfidentes, como José Aires Gomes e os irmãos Oliveira Lopes. Não foi gratuito o fato de um dos braços de Tiradentes ter sido exposto aqui”, explica.

Para Edna, a Inconfidência Mineira é lembrada até hoje por suas inspirações. “Ela é um símbolo da luta pela liberdade e pela independência. Tiradentes e os inconfidentes nos mostraram que o povo pode lutar contra as formas de opressão”, conclui.

Imagem: O Regional

Compartilhe