Notícias

Há 20 anos, Brasil conquistava o pentacampeonato com show de Ronaldo na final da Copa

Há 20 anos, Brasil conquistava o pentacampeonato com show de Ronaldo na final da Copa

Na madrugada de 30 de junho de 2002, os brasileiros testemunharam um dos capítulos mais marcantes da história do futebol: a conquista do pentacampeonato. A Seleção Brasileira venceu a Alemanha por 2 a 0 na final da Copa do Mundo disputada no Japão e na Coreia do Sul, com dois gols de Ronaldo Fenômeno.

Comandado por Luiz Felipe Scolari, o Brasil fez uma campanha impecável, vencendo todas as sete partidas do torneio. A estreia foi contra a Turquia, em Ulsan, com vitória por 2 a 1 de virada, com gols de Ronaldo e Rivaldo. Na segunda rodada, veio a goleada por 4 a 0 sobre a China, com gols de Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. A fase de grupos se encerrou com um 5 a 2 diante da Costa Rica, em jogo que contou com um golaço de Edmílson.

Nas oitavas de final, o Brasil bateu a Bélgica por 2 a 0, com Rivaldo e Ronaldo novamente decisivos. Nas quartas, a Seleção enfrentou a Inglaterra em Shizuoka e contou com a genialidade de Ronaldinho Gaúcho, que deu assistência, marcou um golaço por cobertura e acabou expulso. O placar terminou 2 a 1.

A semifinal foi novamente contra a Turquia, e mais uma vez Ronaldo foi o nome do jogo, marcando o único gol da partida. Na grande final, em Yokohama, o atacante brilhou mais uma vez ao marcar duas vezes contra a Alemanha, aproveitando falha do então eleito melhor jogador da Copa, o goleiro Oliver Kahn.

Além do título, o Brasil viu Ronaldo terminar como artilheiro do torneio, com oito gols. A conquista do Penta diante a Alemanhã, marcou uma geração e vive fresca na memória de muitos torcedores, e ai será que ano que vem teremos mais um pouco do que foi a Seleção Brasileira em 2002? Sigamos na torcida.

Por Marcinho Ribeiro.

Compartilhe