Notícias

Governador Mateus Simões encerra agenda climática em Londres e destaca protagonismo de Minas Gerais

Governador Mateus Simões encerra agenda climática em Londres e destaca protagonismo de Minas Gerais

O governador Mateus Simões encerrou nesta quarta-feira (24) sua participação na Semana de Ação Climática de Londres 2026, um dos principais fóruns internacionais voltados à implementação de políticas climáticas. Durante três dias de atividades, a delegação mineira apresentou iniciativas desenvolvidas em Minas Gerais e ampliou o diálogo com governos, investidores e instituições internacionais, reforçando o posicionamento do estado em áreas como governança climática, transformação digital e desenvolvimento sustentável.

No último dia da programação, Simões participou do painel “Climate Disinformation: Start, Stop and Scale”, que reuniu lideranças de diferentes países para discutir os impactos da desinformação climática e os desafios gerados pela circulação de informações falsas em um cenário marcado por eventos extremos e avanços tecnológicos. Durante o debate, o governador destacou que a desinformação afeta tanto a compreensão das mudanças climáticas quanto o conhecimento sobre as soluções disponíveis para enfrentar o problema.

Ao longo dos encontros, o Governo de Minas apresentou projetos como o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema (IDE-Sisema), a Plataforma MRV Climático e o sistema MG Florestas, baseado em blockchain. Segundo o Executivo estadual, as iniciativas contribuem para ampliar a transparência, a confiabilidade das informações e a gestão ambiental. Encerrando sua agenda em Londres, Mateus Simões também participou da gravação de um vídeo institucional promovido pelo Climate Group, destacando a atuação dos governos subnacionais na implementação de ações climáticas e no desenvolvimento de estratégias de adaptação sustentável.

Compartilhe