Notícias

Ex-alunos da Escola Agrícola em Barbacena se mobilizam para salvar patrimônio da instituição

Ex-alunos da Escola Agrícola em Barbacena se mobilizam para salvar patrimônio da instituição

Um movimento formado por ex-alunos da Escola Agrotécnica Federal (EAFB), que hoje abriga o Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste), vem realizando ações buscando conscientizar a comunidade barbacenense e chamar a atenção do poder público em prol da preservação dos prédios e acervo da entidade. Segundo relatos, a estrutura arquitetônica datada de 1910 e que é tida como um dos principais marcos da identidade cultural e turística da cidade se encontra em estado de abandono, correndo, inclusive, risco de desabar.
De acordo com informações do movimento, intitulado S.O.S Escola Agrícola, o conjunto do prédio histórico está interditado há alguns anos, e todo o mobiliário, carteiras e material de laboratório foi retirado do local, e acumulados em uma casa sem condições de preservar o acervo. Além disso, o prédio centenário da instituição se encontra sem manutenção, e infestado de insetos, podendo ter a situação agravada com o período de chuvas.
Como uma de suas ações em prol da conscientização da importância da estrutura para a história da cidade, o Movimento realiza nesta sexta-feira (8), um “abraçaço”, a partir das 10h.
Em Nota, a direção do IF Sudeste se manifestou sobre as informações veiculadas nas redes sociais, informando que a interdição para uso do prédio ocorreu em 2022, em função de indícios no telhado que colocariam em risco a segurança da comunidade, mas que apesar da interdição, as atividades acadêmicas e administrativas ocorreram normalmente em outras edificações da instituição. Além disso, o início da contratação de empresa para a pretensa reforma iniciou em 2019, com o desenvolvimento do projeto. Todavia, o contrato se extinguiu sem que a empresa o finalizasse. Dessa forma, o processo foi reiniciado e, no momento, está na fase de confecção do Plano de Necessidades;
A Nota ainda informa que a complexidade da reforma consiste em alinhar as técnicas de Engenharia atuais com uma construção do início do século passado e que “sabendo que o prédio Sede possui importância afetiva singular para toda a cidade, todas as mobilizações em prol do objetivo da reforma são recebidas com satisfação”.
Imagem: Thiago Rossi

Compartilhe