Notícias

Especialista fala sobre a importância da amamentação

Especialista fala sobre a importância da amamentação

Entre os dias 1º e 7 de agosto é celebrado a Semana Mundial do Aleitamento Materno, aliás, o mês de agosto é conhecido com Agosto Dourado e dedicado a ações que visam estimular o aleitamento materno e promover informações sobre a importância da amamentação. A designação dourado vem da questão de que o leite materno é considerado um alimento ouro para o recém-nascido, como explica a fonoaudióloga e consultora em aleitamento materno pelo instituto Mame Bem, Patrícia Bomtempo, que ressaltou que mesmo com a existência de diversas fórmulas alimentares, não há alimento que seja melhor que o leite materno.
Segundo Patrícia, a amamentação é a primeira academia do bebê, pois durante o ato de se amamentar no peito da mãe, a criança trabalha todos os músculos da face. Isso ajuda a criança, por exemplo, aos seis meses de idade, quando tiver início a introdução alimentar, ter força muscular para estar exercendo essas funções. Além disso, esse fortalecimento muscular também vai auxiliar a criança quando do seu processo de fala, quando a criança começar a desenvolver a linguagem.
“O leite materno é um alimento completo. Até os seis meses de vida o bebê não precisa de outro alimento que não seja o leite materno.”, reforçou Patrícia Bomtempo, que enfatizou que amamentando no peito, a criança não necessita nem mesmo tomar água e que o ideal é que amamentação ocorra no mínimo até aos seis meses, sendo recomendado que permaneça até os dois anos de idade.
Para as mães a amamentação pode significar uma redução das chances da mãe desenvolver câncer de útero ou de ovário, observou a especialista.
A entrevista completa você confere no podcast da 93, no nosso canal do Spotyfi

Compartilhe