Notícias

Escritora barbacenense terá trabalho exposto na FLIP

A barbacenense Monalisa Teixeira será uma das participantes da edição 2025 da Feira Literária de Parati (Flip), um dos eventos literários mais importantes do país, com seu ensaio Vozes da Loucura. Mestra em Italianística pela Univesità di Bologna e vencedora do Premio America Giovani per il Talento Universitario da Fondazione Italia USA de 2022, Monalisa é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Em Vozes da Loucura, primeiro livro da autora, Monalisa realiza um ensaio, onde analisa três obras literárias de Clarice Lispector, Goliarda Sapienza e Elvira Seminara, com o livro propondo um estudo psicológico e psiquiátrico de cada uma das protagonistas. “A gente aproxima os textos a partir da teoria literária, analisa as características da construção deles enquanto obras literárias e depois a gente passa para essa análise mais psicológica, olhando o que é que aproxima tanto assim essas protagonistas e por que a literatura feminina é tão marcada por questões de saúde mental.”, observou a escritora.

Monalisa ressaltou que não esperava que a obra fosse selecionada para participar da Flip, e explicou que o convite aconteceu a partir do Festival Loba, organizado para enaltecer e viabilizar a literatura de autoria feminina no Brasil. Aliás, é no estande da Loba que o livro da barbacenense estará exposto.

Sobre o livro, Monalisa explica que além do estande da Flip, a obra está disponível na internet, nos sites da Amazon, Estante Virtual e da Editora Dialética, no formato físico e em e-book.

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2025 acontece até o próximo domingo, 3 de agosto, retornando ao seu período tradicional no meio do ano. O evento, que celebra sua 23ª edição, acontecerá no Centro Histórico de Paraty e contará com a participação de 35 autores, incluindo homenagens a Paulo Leminski, e discussões sobre temas atuais como a guerra em Gaza e inteligência artificial.

Compartilhe