Segundo um estudo realizado pela Preply, 59% dos brasileiros acreditam que saber um segundo idioma pode trazer melhores salários e mais oportunidades de emprego. Ainda assim, segundo o British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês.
Para Rafaela Beloni, do Magic English, aprender um novo idioma traz muitos benefícios. “Podemos citar melhoria na cognição, com o aumento da capacidade de multitarefas e de tomada de decisão. Aprender um novo idioma também pode ampliar as possibilidades de estudo e trabalho, possibilitar uma compreensão mais profunda de diferentes culturas e facilitar a comunicação durante viagens”, exemplifica.
Porém, a escolha de qual língua aprender depende dos objetivos de cada um. “Idiomas mais falados, como o inglês, o espanhol e o mandariam são priorizados devido à sua relevância global. O inglês ainda é o idioma mais estudado e mais falado no mundo inteiro, o que pode abrir inúmeras portas tanto profissionais quanto pessoais”, explica Rafaela.
Rafaela conta também que a facilidade de aprender um idioma depende de vários fatores. “Na minha opinião, os principais são idade, motivação e exposição ao idioma. Não há um idioma mais fácil de aprender que outro, mas, na prática, alguns são mais próximos do português e parecem mais fáceis”.
Para tornar esse estudo mais tranquilo, Rafaela recomenda uma abordagem diversificada, que inclua a prática regular de todas as habilidades linguísticas, que são audição, fala, leitura e escrita. “Isso pode ser feito através de aulas regulares e contato com a língua, através de mídias como filmes, músicas, aplicativos e uma imersão cultural, ou seja, um intercâmbio, quando possível”, orienta.
Entre as dicas, Rafaela recomenda estabelecer objetivos realistas e praticar diariamente, comemorando seu progresso. “Dessa forma, o aprendizado se torna muito mais leve, mais fácil e divertido”, conclui. Os interessados em aprender outro idioma também podem procurar o Magic no Instagram @magicenglishbq. A escola fica na Rua Silva Jardim, nº 56, no bairro Boa Morte. Os telefones de contato são 3331-5849 ou 99986-0960.