Aconteceu na tarde desta terça-feira (22), uma coletiva de imprensa para a apresentação da empresa Bees – Bee Alimentos que será instalada em Barbacena e produzirá whey protein concentrado e isolado, através do soro do leite. A indústria terá uma área total de 6.000 metros quadrados e será construída em um terreno cedido pela Prefeitura de Barbacena às margens da BR 265 no bairro São Francisco. A meta é que a planta seja inaugurada em julho de 2026.
Durante a coletiva os empresários Nicolau Esteve e Roberto Bertolli, que são os responsáveis pelo negócio falaram sobre os desafios e também sobre os ganhos que serão gerados para o município com a chegada da empresa.
A industria deverá gerar cerca de 90 empregos diretos na cidade e tem um investimento inicial de R$70 milhões de reais.
A Bees-Bee Alimentos LTDA vem com a missão de utilizar tecnologia de ponta e se tornará uma das únicas no Brasil a produzir proteína concentrada e isolada do soro do leite em larga escala, sendo a segunda industria brasileira que tem esta capacidade.
Segundo os empresários, a expectativa é que 800 mil litros de soro de leite sejam processados por dia na primeira fase do projeto e esse número chegará a 2 milhões de litros por dia em sua capacidade máxima.
Como produtos secundários, a Bees-Bee, também produzira álcool potável e biogás, aproveitando subprodutos da cadeia produtiva. Toda a operação será altamente automatizada, reforçando o caráter tecnológico do empreendimento.
Imagens e vídeos cedidos por: Iuri Fontoura (Folha de Barbacena) e Débora Marcier