A Bituca: Universidade de Música Popular, escola livre e gratuita voltada à formação profissional, está com inscrições abertas para novos alunos. Os interessados têm até o próximo dia 19 de abril para comparecer presencialmente na Estação Ponto de Partida, das 11h às 15h (exceto aos sábados, domingos e feriados) ou preencher o formulário online, no site do grupo, efetuando o pagamento da taxa de R$ 20 via.
Seguindo um modelo de aprendizado baseado na formação integral e na construção coletiva, a escola utiliza uma metodologia desenvolvida pelo grupo Ponto de Partida há 45 anos. Os aprendizes estudam diretamente com mestres atuantes no mercado musical, em um processo similar ao das antigas corporações medievais, onde o aprendizado ocorre por meio da observação e da prática.
Os alunos selecionados trabalharão com um repertório focado na música brasileira, abordando seus ritmos e compositores. Cada candidato escolhe um instrumento, mas também deve frequentar todas as matérias complementares obrigatórias. Durante a formação, que tem duração de um ano, haverá a oferta de disciplinas e atividades opcionais.
Serão ofertadas disciplinas em baixo elétrico e acústico; bateria; canto; clarineta; cavaquinho; percussão; piano e teclado; saxofone; e violão e guitarra, além de formação complementar em harmonia; História da Música Brasileira; Musicalização pelo método Kodaly; Percepção musical; Prática de conjunto; Preparação para o palco, produção e ética; e curso especial em Engenharia de áudio & produção musical.
Não há exigência de escolaridade, apenas talento e compromisso profissional. Os cursos são gratuitos e a freqüência é obrigatória. Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso de formação específica.
Vale ressaltar que a escola oferece 160 vagas, admitindo iniciantes apenas para o curso de percussão. Os candidatos serão selecionados por meio de uma audição, onde apresentarão suas aptidões musicais e iniciantes passarão por um teste específico elaborado pela coordenação. Para o curso de Engenharia de Áudio & Produção Musical, haverá um teste escrito.
As avaliações ocorrem entre abril e maio de 2025.
Foto: Bituca