O 3° Mundial do Queijo do Brasil aconteceu no último final de semana, em São Paulo, e dois queijos de Barbacena receberam a medalha mais alta, a “Super Ouro”. Foram eles: os queijos “Ancestral das Vertentes” e o “Névoa das Vertentes Premium”, feitos pelo mesmo produtor. O evento reuniu mais de 250 associados do Brasil e contou com a parceria de uma das maiores associações de queijeiros do mundo, a Guilde Internationale des Fromagers.
O concurso avaliou cerca de 2 mil queijos e 15 produtos ocuparam o pódio dos finalistas. O Ancestral das Vertentes, inspirado no queijo caprino romano, que é um parmesão feito com leite de cabra, ficou em 12° lugar. Já o Névoa das Vertentes Premium, feito com leite de cabra e utilizando mofo branco, ficou em 13° lugar do concurso.
Os queijos premiados foram produzidos por Edson Cardoso, do Capril Rancho das Vertentes, em Barbacena. São feitas apenas 100 peças por ano do queijo Ancestral das Vertentes, enquanto que o queijo Névoa das Vertentes Premium é feito apenas sob encomenda.
Os produtos podem ser encontrados apenas na propriedade ou na loja virtual: www.ranchodasvertentes.com.br. As entregas são feitas para as cidades de Barbacena, Tiradentes, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os moradores de outras cidades precisam entrar em contato com o WhatsApp (21) 9 7222-8013 para conferir a viabilidade de realizar a entrega pelos Correios.
Com informações da Itatiaia, do 3° Mundial do Queijo do Brasil e do Capril Rancho das Vertentes
Imagem: Redes Sociais/Rancho das Vertentes