A 55ª Expô Barbacena começa hoje (15) e na manhã desta quarta-feira, Janete Campos e Antônio José (Tonico), criadores de cavalos Mangalarga e Campolina e Luciano Piovesan, representante da área de caprinos, ovinos e pequenos animais, falaram sobre as mostras dos animais.
Janete Campos conta que a exposição dos cavalos será representada por três raças: Mangalarga Marchador, Campolina e Lusitano. “A entrada dos animais é hoje, mas os julgamentos serão amanhã (16), sexta (17) e sábado (18)”, explica. A expectativa é que 190 Mangalarga, 228 Campolina e 30 Lusitanos participem da exposição.
Segundo o Tunico, a exposição dos cavalos neste ano pode ser uma das maiores em número de cavalos. “Eu acho que vai ser talvez a maior exposição de todos os tempos em número de cavalos. Principalmente com o acréscimo da raça Lusitano, que vai agregar muito para a exposição agropecuária de Barbacena”, ressalta.
Luciano também falou sobre as expectativas para a 55ª edição da exposição. “Neste ano, a mostra de ovinos e caprinos terá algumas novidades, com criadores vindos de várias regiões do estado e torneio leiteiro de cabras premiadas. Nós vamos ter exemplares com cabras ultrapassando os dez litros de leite por animal. Vamos tentar quebrar o recorde nacional aqui na exposição”, afirma.
Ele contou também sobre a apresentação dos cães da raça Border collie, que vão fazer demonstrações de pastoreio todos os dias da exposição. Os cachorros que farão as apresentações são premiados no Campeonato Nacional de Pastoreio.
A programação da Expô Barbacena começa hoje, mas as julgas oficiais começam a partir amanhã (16), a partir das 8h. O torneio leiteiro de cabras também acontece amanhã,na sexta e no sábado, às 19h. No sábado (18) e no domingo (19) terá várias apresentações em horários diversos.