Notícias

Corte de ipês no Centro reacende debate ambiental em Barbacena, segunda cidade menos arborizada do Brasil

Corte de ipês no Centro reacende debate ambiental em Barbacena, segunda cidade menos arborizada do Brasil

Na última semana, dois ipês-amarelos, foram cortados da Praça dos Andradas, no Centro da cidade, durante a montagem das estruturas do Sonho de Natal, o fato levou, inclusive, a Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barbacena a se manifestar oficialmente, após repercussão e questionamentos da população.

A 3ª Subseção da OAB/MG, por meio de sua Comissão de Direito Ambiental, destacou que integra o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) e participa ativamente de suas deliberações, ressaltando que, conforme o Código Florestal, qualquer supressão de vegetação depende de autorização prévia dos órgãos ambientais competentes, sendo o CODEMA a instância responsável no âmbito municipal.

Ao tomar conhecimento do caso, a OAB solicitou a convocação de reunião extraordinária do CODEMA para apuração dos fatos e definição de medidas. No encontro, com a presença de representantes do Conselho e da Prefeitura, foram cobradas garantias de que não haverá novas supressões sem deliberação formal do CODEMA, a adoção imediata de compensação ambiental conforme critérios técnicos e legais, e o reforço na preservação de bens públicos. 

A 93 FM entrou em contato com a Prefeitura de Barbacena, solicitando explicações sobre o fato, contudo, até o fechamento desta matéria, não houve manifestações nem do Poder Executivo e nem da Secretaria de Meio Ambiente. Vale ressaltar que no último mês de abril, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram a cidade como o segundo município do Brasil com menos trechos de ruas arborizadas.

De acordo com os dados, Barbacena tem apenas 23,1% de trechos de ruas arborizadas e fica atrás apenas da cidade de Brusque (SC), que registra 22,2%.

 

Imagem: flagrantebq

Compartilhe