No último dia 17 de outubro, o Brasil celebra o Dia da Vacinação. Os imunizantes são um marco na história da saúde humana e, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza em todo o país 19 vacinas em diversas faixas etárias. Ainda existem outras 10 vacinas exclusivas para grupos em condições clínicas especiais, como os portadores de HIV.
Em Barbacena, desde 2022, os números da cobertura vacinal em crianças de até um ano têm crescido exponencialmente e, em alguns casos, superando em 100% o alcance de imunização na comparação com 2024. Das 16 vacinas disponíveis, apenas as doses contra a Febre Amarela apresentam queda nos números se comparadas com o ano de 2023.
As vacinas BCG, Meningococo C, Pneumocócica e Tríplice Viral apresentam cobertura de mais de 90%, enquanto a Febre Amarela e a Varicela são as únicas que não superam a margem de 70%.
A Chefe de Vigilância em Saúde Barbacena, Andressa Guedes Duque falou com a 93 FM sobre a importância da vacinação, e ressaltou que “a vacinação não protege apenas os indivíduos, ela acaba fortalecendo uma imunidade de forma coletiva, ela previne surtos de doenças e salva vidas.”. Contudo, apesar dos bons números na cidade, Andressa observou algo que tem sido notado no Brasil e no mundo, a baixa adesão à vacinação de um modo geral. “Durante o decorrer dos anos, não só a vacina, mas nacionalmente, a gente vem enfrentando diversos desafios, principalmente com as quedas das coberturas vacinais, deixando aí crianças, adolescentes e adultos desprotegidos, podendo ter aí a qualquer momento surtos de doenças que foram erradicadas ou há muito tempo a gente não ouve falar.”.
Sobre os números positivos em relação às crianças, Andressa celebrou os bons números e ressaltou que somente “juntos conseguiremos construir uma sociedade mais saudável, principalmente através da vacinação.”.