Neste dia 1º de julho é celebrado o Dia da vacina BCG. O imunizante é fundamental para proteger crianças contra as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, e só em 2025 o Brasil registrou a aplicação de 171 milhões de doses, sendo Minas Gerais o segundo estado da União a receber mais doses do imunizante, ficando atrás somente do Estado de São Paulo.
A BCG é aplicada em dose única, preferencialmente logo após o nascimento, podendo ser administrada até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização precoce visa proteger as crianças contra quadros graves da tuberculose, uma vez que a doença pode ser especialmente grave em bebês e crianças, cujo sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Além da proteção das crianças, a vacina também contribui para diminuição da disseminação da bactéria e consequentemente da tuberculose em geral.
A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ainda é um problema de saúde pública em muitos lugares, e a vacina BCG é uma ferramenta essencial para controlar sua disseminação e proteger as crianças de suas formas mais perigosas.
Em Barbacena, o imunizante é administrado na Unidade Central de Vacinas, que fica situada na Praça Conde Prados, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, de 7h20h às 10h30h. A Enfermeira de Imunização do Município, Lívia Toledo Rocha, ressaltou que “a vacina BCG não deve ser administrada em bebês prematuros com menos de 2 quilos, pois a resposta imune pode ser inadequada nesses casos. Nesse caso, a orientação é aguardar atingir o peso necessário e só então levar para a vacinação.”. A profissional ressaltou ainda que a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde para vacina BCG é de 90%, sendo que Barbacena tem hoje uma cobertura de 98,94%.