Desde o começo de setembro, os amantes de astronomia tem olhado para os céus para poder observar o chamado “Cometa do Século”, o C/2023 A3. De acordo com especialistas, nesta sexta-feira (27) acontece o “periélio”, quando o cometa esrará com um brilho mais intenso devido a proximidade com a Sol.
Para falar um pouco sobre o assunto, a 93FM conversou com o Dr. Delton Mendes, que listou algumas dicas para observar o cometa, detalhando os melhores horários, visibilidade e características do fenômeno.
De acordo com Delton, por enquanto, em setembro, o cometa “está mais baixo no horizonte” leste, logo antes do sol Nascer, próximo à constelação de Sextante, entre 4h30 e 5h40 da manhã. Segundo o especialista, À medida que o Sol surge no horizonte, a sua luz torna a observação do cometa mais difícil, principalmente a olho nu. Para fotografar o cometa, Delton sugere que se baixe o Heavens Above ou Stellarium, para poder constatar a posição do astro.
Por volta de 10 a 13 de outubro, entre 17h30 e 18h20 aproximadamente até cerca de 30 minutos pós pôr do Sol, o cometa será visível. Vale destacar que dia 12 de outubro ele estará mais próximo da Terra.
Delton ainda explica que, astronomicamente ainda há algumas incertezas, como por exemplo: pode ser que ao dar a volta no Sol, o cometa seja parcialmente destruído, e perca a capacidade de ser visível no céu. Mas, se isso não ocorrer, ele pode ter magnitude e aparência incríveis! Obviamente, a cada dia sua posição mudará.
Imagem: Metrópoles