Notícias

Campanha de doação de órgãos do MG Transplantes foi um dos destaques da Expô Barbacena

Campanha de doação de órgãos do MG Transplantes foi um dos destaques da Expô Barbacena

O MG Transplantes (MGTX), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou, em parceria com a Prefeitura de Barbacena, ações educativas sobre a doação de órgãos durante a 56ª Exposição Agropecuária da cidade, que aconteceu de 14 a 18 de maio. A iniciativa incluiu depoimentos de artistas e teve como objetivo esclarecer dúvidas, conscientizar sobre a importância do ato e incentivar o diálogo familiar em torno do tema.

“É uma campanha maravilhosa. Eu sou doador. Todos deveriam ser. Podemos salvar várias vidas”, afirmou o cantor Murilo Huff. “A gente sempre pode estar ajudando, até mesmo na hora mais decisiva das nossas vidas. É um privilégio, para nós, podermos fazer parte disso aqui hoje”, disse Santiago, da dupla Guilherme e Santiago. “MG Transplantes, assino embaixo também. É importante que todos tenham a consciência que pode ser um doador e salvar várias vidas”, completou Guilherme. Além deles, as sertanejas Maiara e Maraisa receberam a presidente da Fhemig, Renata Dias, e a chefe de gabinete, Carolina Lages, para a entrega dos Kits de promoção do MGTX.

No estado, o MG Transplantes é o responsável por coordenar toda a política de transplantes, incluindo a notificação, doação, distribuição e logística de órgãos e tecidos humanos. Atualmente, mais de 46 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil, sendo mais de 4 mil somente em Minas Gerais. “Hoje, 30% das pessoas que esperam por um órgão acabam morrendo antes de terem a chance de receber a doação. Por isso, é tão importante esta ação em um evento desta magnitude. Somente com solidariedade, vamos conseguir salvar essas pessoas”, afirma o diretor do MGTX, Omar Lopes Cançado.

Cada doador pode salvar até 10 vidas. Para se tornar um, basta comunicar esse desejo à família, pois só ela pode autorizar após a morte. “É bom conversar desde já com a família e deixar clara a vontade de ser um doador, se houver oportunidade um dia”, aconselha Omar.

Fonte e imagem: Fhemig.

Compartilhe