Notícias

Bombeiro dá dicas de segurança durante período de chuvas intensas

Bombeiro dá dicas de segurança durante período de chuvas intensas

As chuvas não dão trégua e a previsão é de mais temporais na região sudeste, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a previsão de chuva intensa e acumulado pluviométrico significativo no estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) orienta a população mineira a seguir dicas de segurança.

Segundo o Ten. Evanildo Assis Miranda, comandante da 1ª Cia. operacional, da 2ª Cia. Independente dos Bombeiros de Barbacena, é importante não se arriscar. “O ponto principal é manter a calma. Se estiver na rua, procure um local seguro, espere a chuva passar e não se arrisque de maneira alguma. Jamais se abrigue debaixo de árvore, procure um local seguro, uma edificação”, alerta.

Para ele, é importante que a população entenda que esse tipo de chuva, são chuvas intensas, mas que, normalmente, tem curta duração. “Então é uma chuva que cai num volume muito grande, mas em um período de tempo pequeno”, explica o Tenente.

A maior parte das ocorrências recebidas pelos Bombeiros na cidade são de quedas de árvores, pessoas ilhadas, pessoas presas em veículos e inundação em residências. A recomendação do Tenente Miranda é evitar entrar em enxurradas. “A rua esconde muitas armadilhas, como bueiros e buracos. Se estiver dentro de um veículo e for surpreendido, mantenha em primeira marcha, acelere, tente sair daquele local, mas não tente enfrentar a enxurrada. Caso note que ficou preso, ligue para o 193”, orienta.

Outra dica de segurança é ficar sempre atento aos avisos meteorológicos. Além disso, o militar pede atenção dobrada para crianças e idosos. “Essas pessoas devem evitar sair de casa. Se a criança está na escola, por exemplo, ela está segura. Então, não tem necessidade de ir lá, é melhor deixar para buscar mais tarde, com segurança, do que sair no meio de uma chuva ou de uma enxurrada para buscar a criança”, afirma.

Compartilhe