O Colégio Tiradentes, a Escola Estadual Professor João Anastácio (Polivalente) e a Escola Estadual Henrique Diniz foram as instituições estaduais de ensino médio, em Barbacena, que obtiveram as melhores notas na avaliação da educação básica do país, realizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 e divulgados na última quarta-feira (14).
De acordo com os dados da publicação, em primeiro lugar ficou o Colégio Tiradentes, com 5,3 e, logo em seguida, vieram as outras duas instituições de ensino com 4,8 cada. A nível estadual, o Colégio Tiradentes ficou em 56º, a Escola Estadual Professor João Anastácio (Polivalente) em 153º e a Escola Estadual Henrique Diniz em 154º.
As notas obtidas pelo índice ajudam a entender o nível de domínio de conteúdo de alunos em áreas da educação, proporcionando uma análise do desempenho das escolas em termos de avanço ou retrocesso, atuando como alerta para gestores educacionais e para a sociedade.
Vale ressaltar que, se consideramos as instituições federais, a Escolar Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) ficou em primeiro lugar nacionalmente, com 7,8.
Confira as notas das demais instituições estaduais de Barbacena no Ideb:
Colégio Tiradentes PMMG – 5,3
E.E. Professor João Anastácio (Polivalente) – 4,8
E. E. Henrique Diniz – 4,8
E. E. Gabriela Ribeiro Andrada – 4,6
E. E. Amilcar Savassi – 4,5
E. E. Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada – 4,5
E. E. Doutor Alberto Vieira Pereira – 4,0
E. E. Senhora das Dores – 3,9
E. E. Profª. Maria do Carmo de Carvalho e Souza – 3,8
Imagem: Folha de Barbacena