Apenas em 2024, Barbacena já registrou 2015 casos confirmados de dengue, segundo o Boletim Epidemiológico da Prefeitura, divulgado na segunda (18). Ainda conforme o documento, existem outros 198 casos da doença em investigação na cidade.
O Boletim da Prefeitura Municipal não informa a quantidade de óbitos confirmados e em investigação, porém, de acordo com o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), além de um óbito confirmado, Barbacena tem três outros óbitos suspeitos de dengue.
Ao todo, 13 bairros de Barbacena já tiveram mais de 50 casos confirmados de dengue, outros 20 bairros tiveram mais de 20 confirmações, seis estão com até 20 casos confirmados, quatro registraram até 10 casos, quatro tiveram apenas uma confirmação e somente o Bairro Roman não teve casos registrados.
Entre os distritos, Correia de Almeida é o que está com o maior número de casos de dengue, são 35 confirmações até agora. A Colônia Rodrigo Silva está logo atrás, com 20 casos confirmados de dengue, e apenas o Campestre não teve confirmações.
O Boletim Epidemiológico também trata das demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o documento, houve duas confirmações de chikungunya na cidade, mas não há nenhum caso em investigação da doença no momento. Além disso, não houve nenhuma notificação de zika em Barbacena.
Com informações da Prefeitura de Barbacena e da SES-MG