Somente em 2023, Barbacena registrou 6.400 ocorrências de raios. Minas Gerais, aliás, é um dos estados com a maior incidência deste fenômeno natural no Brasil, tendo as cidades de Prata, Uberaba, João Pinheiro, Unaí e Buritizeiro, com os maiores registros de descargas elétricas no ano passado.
Com o início do período chuvoso e propensão de ocorrências de chuvas fortes acompanhadas de raios, a Companhia Elétrica do Estado de Minas Gerais (Cemig) alerta para os cuidados para que a população esteja atenta e evite acidentes, que muitas vezes podem ser fatais, além de proteger equipamentos eletrônicos, que podem ser danificados durantes as tempestades.
A Cemig destaca que durante as tempestades com raios as pessoas devem procurar abrigo imediatamente, sendo importante não ficar debaixo de árvores ou de postes, que podem atrair a descarga atmosférica. No caso dos equipamentos elétricos, todos devem ser retirados das tomadas para evitar risco de queima. Essa atitude preventiva também contribui para a segurança das pessoas. Um dado importante, é que o telefone celular só deve ser utilizado caso o carregador de bateria do aparelho não esteja plugado na tomada. Essa recomendação vale para qualquer situação, independentemente se forem dias de chuva ou de sol.
Uma das principais ocorrências durante tempestades intensas é o fio partido, principalmente quando há quedas de árvores sobre a rede elétrica, ou quando objetos são lançados em direção aos cabos, em função da força dos ventos, provocando o seu rompimento. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento.
Se uma árvore cair na frente de sua residência, a instrução é o acionamento do Corpo de Bombeiros, uma vez que em muitos casos, no meio dos galhos, pode existir um cabo partido da rede elétrica e o mesmo pode estar energizado. Em todos os casos, a recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.
Imagem: Marcelo de Nardi Zanetti/VC no G1