Notícias

Barbacena realiza sua primeira cirurgia de trauma raquimedular

Barbacena realiza sua primeira cirurgia de trauma raquimedular

Um jovem vítima de acidente automobilístico foi o primeiro paciente a passar por cirurgia de trauma raquimedular (TRM) no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA), unidade da Rede Fhemig. O procedimento aconteceu no último sábado (18) e durou 6 horas, devido à sua alta complexidade.

A novidade amplia a assistência no HRB, referência no atendimento aos casos de traumas graves para toda a macrorregião Centro-Sul, que abrange 800 mil habitantes de 50 municípios. São cerca de 3.100 atendimentos mensais na porta de urgência do hospital; as cirurgias de TRM eram direcionadas para o Hospital João XXIII, principal pronto-socorro do estado.

Segundo a equipe médica, o risco de agravamento do quadro do paciente é muito menor sem o deslocamento, seja por meio de ambulância ou suporte aéreo, devido à gravidade dessas lesões.   A primeira cirurgia foi realizada pelo neurocirurgião, Carlos Eduardo, pelo ortopedista Renato Melo Guimarães, pela anestesiologista Aurélia Fernandes, Carla Caroline (instrumentadora) e Fernando Rezende (circulante), todos do corpo clínico do hospital.

O primeiro paciente operado foi transferido dois dias depois para a enfermaria, após se recuperar na Unidade de Terapia Intensiva. A reabilitação se inicia ainda na UTI e tem continuidade na enfermaria. Após sua alta, ele poderá ir para a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) no próprio Complexo, se for a indicação, fechando assim a integralidade de seu tratamento no mesmo lugar.

Nos últimos dois anos, o Governo de Minas investiu mais de R$ 13 milhões no Complexo Hospitalar de Barbacena em obras, equipamentos e mobiliário. Todo o parque tecnológico do hospital foi renovado, com a aquisição de novos intensificadores de imagem (arcos cirúrgicos), raios-x, equipamentos de ultrassonografia e mesas cirúrgicas, entre outros.

Já está prevista a construção do Centro de AVC e um novo prédio que abrigará mais 40 leitos cirúrgicos e clínicos, somando um investimento estimado em R$ 11 milhões apenas em obras, sem contar com as futuras aquisições de mobiliário e equipamentos.

Fonte: Fhemig

Imagem: fhemig.mg.gov.br/

Compartilhe