Notícias

Barbacena foi sede de evento promovido pelo TJMG

A Comarca de Barbacena foi sede do Encontro do Núcleo Regional da Escola Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), na terça-feira (29/7). A cidade integra o Núcleo Regional da Ejef em São João del-Rei, composto ainda pelas comarcas de Barroso, Bom Sucesso, Itumirim, Lavras, Prados e Resende Costa.

O evento aconteceu no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Mendes Pimentel. O encontro foi destinado a magistrados, servidores e colaboradores terceirizados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além de alunos do último período da faculdade de direito do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unipac).

Diversos desembargadores e juízes de Direito palestram durante o encontro. Entre eles o  3º Vice-Presidente do TJMG, Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, o diretor do foro da comarca, Juiz José Carlos dos Santos e o Desembargador do TJMG, Doorgal Andrada.

Rogério Medeiros, palestrou sobre o tema: “Métodos adequados de solução de conflitos: perspectivas para a cultura da paz”; José Carlos enfatizou a importância do encontro como espaço de formação e troca de experiências e Doorgal Andrada falou sobre o processo de preservação e o cuidado com a Fazenda Borda do Campo.

De acordo com o Desembargador, a fazenda, construída no início do século XVIII por descendentes do bandeirante Fernão Dias, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A propriedade, que pertence à família Andrada, é um marco da Estrada Real. O local faz parte dos imóveis inventariados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Compuseram a mesa de honra o ministro do STJ Afrânio Vilela; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani; o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra; o diretor do foro da Comarca de São João del-Rei, juiz Armando Barreto Marra; o coordenador do Núcleo Regional da Ejef de São João del-Rei, juiz Hélio Martins Costa; e o diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas.

Com informações: TJMG

Fotos: TJMG

Compartilhe