Notícias

Barbacena está entre as 60 melhores cidades para se viver em Minas Gerais

Barbacena está entre as 60 melhores cidades para se viver em Minas Gerais

Em um levantamento que mede a realidade socioambiental dos mais de 5 mil municípios brasileiros, realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS), Barbacena ficou em 55º lugar entre as 60 cidades de Minas Gerais com a melhor qualidade de vida.
A pontuação do município no ranking foi de 64,88, em um índice baseado em dados públicos e que avalia 53 indicadores agrupados em 3 grandes dimensões, que são necessidades humanas básicas; fundamentos do bem-estar; e oportunidades.
Os três fundamentos analisados são divididos em outros 12 componentes: Nutrição e Cuidados Médicos Básicos; Água e Saneamento; Moradia; Segurança Pessoal; Acesso ao Conhecimento Básico; Acesso à Informação e Comunicação; Saúde e Bem-estar; Qualidade do Meio Ambiente; Direitos Individuais; Liberdades Individuais e de Escolha; Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.
No quesito necessidades humanas básicas, Barbacena ficou em 48º em Minas, com 78,68 pontos, superando inclusive Belo Horizonte, com 77,43. Em fundamentos do bem-estar, a cidade ficou em 6º lugar com 73,28 pontos, novamente superando a capital do estado, que marcou 71,26. O último item, no entanto, foi o mais baixo da cidade, colocando Barbacena na 57ª posição com 42,68 pontos.
Entre as cidades da Zona da Mata e do Campos das Vertentes, Barbacena está em 6º lugar pela tabela oficial de classificação do IPS e em 450º no ranking geral nacional.
O IPS Brasil é uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.

Com informações do G1 e da IPS Brasil.

Compartilhe