Em um levantamento que mede a realidade socioambiental dos mais de 5 mil municípios brasileiros, realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS), Barbacena ficou em 55º lugar entre as 60 cidades de Minas Gerais com a melhor qualidade de vida.
A pontuação do município no ranking foi de 64,88, em um índice baseado em dados públicos e que avalia 53 indicadores agrupados em 3 grandes dimensões, que são necessidades humanas básicas; fundamentos do bem-estar; e oportunidades.
Os três fundamentos analisados são divididos em outros 12 componentes: Nutrição e Cuidados Médicos Básicos; Água e Saneamento; Moradia; Segurança Pessoal; Acesso ao Conhecimento Básico; Acesso à Informação e Comunicação; Saúde e Bem-estar; Qualidade do Meio Ambiente; Direitos Individuais; Liberdades Individuais e de Escolha; Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.
No quesito necessidades humanas básicas, Barbacena ficou em 48º em Minas, com 78,68 pontos, superando inclusive Belo Horizonte, com 77,43. Em fundamentos do bem-estar, a cidade ficou em 6º lugar com 73,28 pontos, novamente superando a capital do estado, que marcou 71,26. O último item, no entanto, foi o mais baixo da cidade, colocando Barbacena na 57ª posição com 42,68 pontos.
Entre as cidades da Zona da Mata e do Campos das Vertentes, Barbacena está em 6º lugar pela tabela oficial de classificação do IPS e em 450º no ranking geral nacional.
O IPS Brasil é uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.
Com informações do G1 e da IPS Brasil.