No próximo dia 29 de novembro acontece o Dia D do movimento Minas Unida Contra o Aedes. A ação envolve toda a população do estado, com apoio dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é mobilizar vizinhos, escolas e comunidades para limpar os ambientes e divulgar informações sobre cuidados simples que fazem diferença contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A ação visa também a chegada do período sazonal mais crítico, com aumento de calor e chuvas, que favorecem a reprodução do mosquito. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as Unidades Regionais de Saúde (URS) estão trabalhando junto aos municípios para reforçar as ações de prevenção.
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena reforça que a mobilização social é uma das estratégias mais eficazes para reduzir os casos dessas doenças. As ações de combate às arboviroses trabalhadas pela vigilância da SRS Barbacena e dos municípios incluem o acompanhamento das notificações de casos, o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, a realização de mutirões de limpeza e a análise dos indicadores, como o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) e relatório de voo do drone.