Notícias

Barbacena disponibiliza vacina contra varíola dos macacos para pessoas com HIV e usuárias de PrEP

Barbacena disponibiliza vacina contra varíola dos macacos para pessoas com HIV e usuárias de PrEP

O infectologista Herbert Fernandes anunciou nesta segunda-feira (12), que a população de Barbacena poderá receber a vacina contra a varíola dos macacos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A doença, que ganhou destaque global após 2022 e chegou a ser considerada uma emergência de saúde pública, apresenta sintomas semelhantes aos da varíola histórica, mas afeta principalmente pessoas com imunidade mais baixa.

A imunização será voltada para pessoas que vivem com HIV, independentemente do estágio do tratamento, e para quem faz uso da PrEP (profilaxia pré-exposição). Está sendo realizado um cadastramento, e a população-alvo deve preencher o formulário através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0w0OQb3pH5pR4SZqitEpWJPIVU6IGXy414qq1TsyfCcLNZw/viewform

A vacinação é considerada importante porque a doença tem transmissão facilitada pela via sexual e pode causar complicações em pessoas imunocomprometidas. O objetivo é proteger especialmente os grupos mais vulneráveis e prevenir danos à saúde.

 

Compartilhe