Notícias

Barbacena deve encerrar internações de longa permanência e implantar Casa de Acolhimento Terapêutico

Barbacena deve encerrar internações de longa permanência e implantar Casa de Acolhimento Terapêutico

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais anunciou que Barbacena deve encerrar, ainda este ano, as internações de longa permanência no antigo hospital psiquiátrico da cidade. Atualmente, 15 pacientes permanecem sob regime de internação asilar.

A decisão foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas Gerais (CIB-SUS/MG), durante evento realizado em Belo Horizonte. Também foi aprovada a implantação de uma Casa de Acolhimento Terapêutico, que será administrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a medida representa uma mudança na política de assistência, com a transferência dos pacientes — em sua maioria idosos e pessoas com comorbidades — para Serviços de Residência Terapêutica (SRTs) e para a nova unidade de acolhimento.

O Hospital de Barbacena ficou conhecido nacional e internacionalmente por denúncias de violações de direitos humanos relacionadas ao tratamento de pessoas com transtornos mentais ao longo do século XX. Com a desativação das vagas de internação asilar, o espaço deve manter atividades voltadas à preservação da memória, por meio do Museu da Loucura.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gustavo Ferreira, o novo serviço tem previsão de início a partir de março deste ano.

Imagem: Prefeitura de Barbacena

Compartilhe