A partir da próxima sexta-feira (30), a agência dos Correios de Barbacena, localizada na Rua José Bonifácio, 23, Centro, passará a oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas do INSS que desejam verificar e contestar descontos indevidos em seus benefícios.
O atendimento na agência de Barbacena é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30, e aos sábados, das 09h às 12h.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 2,1 milhões de beneficiários pediram a devolução de cobranças não autorizadas de mensalidades de entidades associativas. No entanto, até agora, apenas 51 mil confirmaram os descontos.
Para facilitar o acesso à informação, o INSS divulgou uma lista com 4.730 agências dos Correios que oferecerão esse serviço em todo o país — incluindo a unidade de Barbacena. O atendimento é voltado especialmente a quem tem dificuldade com o uso da internet e prefere resolver a situação de forma presencial.
Durante o atendimento, o segurado poderá consultar se sofreu algum desconto e optar por contestá-lo ou não. O resultado da análise poderá ser conferido em até 15 dias. Caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente, um representante legal pode realizar a consulta com uma procuração autenticada. No entanto, esse representante não poderá fazer alterações nos dados.
O INSS reforça o alerta contra golpes. Nenhum funcionário do instituto ou dos Correios está autorizado a fazer visitas domiciliares ou entrar em contato por WhatsApp, SMS, e-mail ou telefone. A comunicação oficial é feita exclusivamente pelos canais oficiais: o site e aplicativo “Meu INSS”, a Central 135 e, agora, também pelas agências dos Correios.
Mais informações e a lista completa das agências participantes estão disponíveis em: gov.br/inss, no site dos Correios ou pelo telefone 135.
Com informações de Agência Brasil
Imagem: Google Street View