O Ministério Público Federal (MPF) convocou uma reunião emergencial para o próximo dia 12 de agosto com o objetivo de discutir a segurança viária no trecho da BR-040, que liga Juiz de Fora (MG) ao Estado do Rio de Janeiro. O encontro acontece em meio ao processo de transição da concessão da rodovia e busca acompanhar a execução do plano de 100 dias, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A reunião contará com a presença de representantes da própria ANTT, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeitos das cidades afetadas pelo trecho, além do consórcio Nova Estrada Real, que venceu o novo leilão da concessão, e de entidades da sociedade civil.
Paralelamente, o MPF também cobrou da atual concessionária, a Concer, a comprovação da realização de aceiros e roçadas preventivas no trecho que passa por Petrópolis (RJ), reforçando a preocupação com a segurança e a manutenção da via.
A concessão da Concer foi vencida em 2021, mas segue prorrogada judicialmente e se encontra nos últimos meses de vigência. Já o Consórcio Nova Estrada Real, que assumirá a gestão entre Minas e Rio, solicitou à ANTT a prorrogação do prazo para assinatura do contrato até o dia 29 de setembro de 2025.
Com informações de Diário do Comércio