Uma ação integrada da Coordenação de Apreensão Animal e da Guarda Civil Municipal de Barbacena (GCM), ambas vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança Pública, e em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem realizado um trabalho preventivo nas ações de apreensão de animais de médio e grande porte soltos em vias públicas.
As operações de apreensão têm ocorrido em pontos considerados críticos, tanto em áreas urbanas quanto rurais, onde há recorrência de animais soltos, onde em muitos casos são constatados casos de abandono e maus-tratos, com animais apresentando sinais de violência, ferimentos e desnutrição.
Após a apreensão, os animais recebem atendimentos veterinários através da Seapa e ficam sob os cuidados do Instituto Socioambiental das Vertentes (IVERT), garantindo abrigo, alimentação, segurança e fornecimento de medicamentos.
Para reaver os animais, os tutores devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, apresentando documento de identidade e comprovante de residência. A multa, que inclui taxas de apreensão e diárias, será emitida no local. Após o pagamento, será entregue um Termo de Responsabilidade, reconhecendo que o animal estava solto em via pública. Caso não haja a retirada em até 30 dias, o animal poderá ser leiloado, com os valores revertidos aos cofres públicos.
Denúncias sobre animais soltos ou vítimas de maus-tratos podem ser feitas pelos telefones 153 ou (32) 3198-1053. As informações serão repassadas à Polícia Civil e ao Ministério Público para as providências legais.