Notícias

Minas Gerais suspende consulta sobre Escolas Cívico-Militares

Minas Gerais suspende consulta sobre Escolas Cívico-Militares

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou, neste domingo (13/7), a suspensão do processo de consulta às escolas estaduais sobre a adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares, promovido pelo Governo de Minas. Em comunicado, a secretaria informou que novas orientações serão enviadas para dar continuidade ao processo, e que as diretrizes detalhadas serão apresentadas pelo governador Romeu Zema e pelo secretário de Educação, Igor Alvarenga, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14/7). 

As assembleias nas escolas estavam em andamento desde o final de junho, com o objetivo de finalizar a consulta em mais de 700 unidades até o dia 18 de julho. Em Barbacena, as escolas Adelaide, Amilcar e Estadual negaram a adesão ao programa. 

Embora a SEE/MG defenda o programa como uma proposta para criar um ambiente escolar mais seguro e organizado, integrando valores cívicos e disciplinares ao currículo, o modelo tem gerado críticas por parte de professores e trabalhadores da educação. 

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se posicionou contra a iniciativa, alegando que ela substitui projetos pedagógicos e a autonomia das escolas por uma estrutura hierárquica e autoritária, com a presença de militares que não atendem às reais necessidades dos alunos, das famílias e dos profissionais da educação.

Com informações de O Tempo

Imagem: agenciaminas

Compartilhe