A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgãos federais e instituições parceiras, realizou 2.376 apreensões pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e resultaram na prisão de 401 pessoas, sendo 385 em flagrante, além da apreensão de 28 adolescentes. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na última terça-feira (24). A ação foi realizada entre os dias 19 de maio e 22 de junho.
Realizada de forma integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local.
Durante a operação, mais de 2,7 mil pessoas foram abordadas e 2.743 veículos fiscalizados, com destaque para a realização de 136 testes de bafômetro que resultaram em 142 autos de infração, 26 veículos apreendidos e seis condutores inabilitados autuados. As ações também apreenderam quase 19 quilos de maconha, mais de três quilos de cocaína, haxixe, crack, 15 armas de fogo, 12 armas brancas, dois simulacros e 173 celulares.
467 embarcações foram fiscalizadas, com nove apreensões, 138 infrações e 11 condutores inabilitados autuados.
A Sejusp coordenou a operação por parte do Estado, que teve atuação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), da Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG), do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com parceria da Marinha do Brasil, da Polícia Federal (PF), da Receita Federal e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Imagem: Tiago Ciccarini / Sejusp