Notícias

Polícia Civil inaugura Sala de Depoimento Especial em Barbacena

Polícia Civil inaugura Sala de Depoimento Especial em Barbacena

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou 17 Salas de Depoimento Especial em diferentes regiões do estado, sendo uma delas em Barbacena. De acordo com a instituição, o objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e privativo a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Os espaços são destinados à escuta protegida, promovendo a proteção integral do público infantojuvenil.
A iniciativa faz parte de um projeto estratégico da PCMG voltado ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Atualmente, somadas às inaugurações realizadas na última segunda-feira (25), estão implementadas 42 Salas de Depoimento Especial em unidades policiais de Belo Horizonte, da Região Metropolitana (RMBH) e do interior de Minas. No total, o projeto prevê 70 em todo o estado a serem instaladas nos próximos meses.
Além de Barbacena, receberam o mesmo espaço as cidades de Sabará, Santa Luzia, Leopoldina, Muriaé; Formiga, Nova Serrana, Pará de Minas, Governador Valadares, Guanhães, Itajubá, Pouso Alegre, Passos, Montes Claros, Paracatu, Patrocínio e Patos de Minas.
O projeto das Salas de Depoimento Especial teve início em 2021, com a primeira unidade instalada na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na capital. Formalizado em janeiro de 2022, a iniciativa foi institucionalizada para implementar a Escuta Protegida no âmbito da Polícia Civil de Minas Gerais.
As salas são estruturadas com ambientes exclusivos para a entrevista e a observação, com equipamentos que permitem a gravação do procedimento. O registro audiovisual é encaminhado ao Poder Judiciário, evitando a necessidade de novas entrevistas e assegurando maior proteção às vítimas.
A iniciativa reforça o compromisso da PCMG com a humanização do atendimento e a eficiência na apuração de crimes, contribuindo para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Imagem: PCMG/Divulgação
#pcmg #saladepoimento #barbacena

Compartilhe