De acordo com dados do relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), divulgados nesta segunda-feira (22), uma pessoa morre por minuto por causas relacionadas a AIDS no mundo.
Aproximadamente 39,9 milhões de pessoas vivem com o HIV e embora as lideranças mundiais tenham se comprometido a reduzir as novas infecções anuais para pelo menos 370 mil até 2025, em 2023 houve cerca de 1,3 milhão de novas contaminações, número três vezes superior ao estabelecido.
Barbacena já confirmou 20 casos de infecção por HIV em adultos no ano de 2024, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Já os Indicadores Básicos do HIV/AIDS do Ministério da Saúde, apontam que entre 2015 a 2023, nove crianças com menos de 7 dias de vida foram diagnosticadas com a doença na cidade.
Entre os anos de 2011 a 2023, ainda de acordo com os mesmos dados do Ministério da Saúde, 120 pessoas foram infectadas com a doença na cidade, sendo 77 homens e 43 mulheres. De 2012 a 2022 foram contabilizados 38 óbitos relacionados a AIDS.
A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV – sigla em inglês) que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
Em Barbacena, é possível receber assistência ambulatorial referentes ao HIV/AIDS no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) com testes rápidos, resguardando o sigilo e a confidencialidade aos pacientes, funcionando na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 619, no bairro Boa Vista.
Imagem: UOL